Superfoil Brasil coroa os melhores do Hydrofoil

Superfoil Brasil consagra os campeões mundiais de Hydrofoil Freestyle em 2021

O evento aconteceu na Praia de Iracema, em Fortaleza, o Superfoil, é um campeonato que fez parte do circuito mundial de kitesurf na modalidade Hydrofoil Freestyle; e também do circuito mundial de Wingfoil, nas modalidades Surf-Freestyle e Race (corrida).

Wingfoil Surf-freestyle

Titouan Galea, da Nova Caledônia, e Bowien Van Der Linden, da Holanda, venceram as etapas masculina e feminina, respectivamente, do Superfoil Brasil 2021, na modalidade , no terceiro dia de competições em Fortaleza. Os dois eram os favoritos da modalidade e confirmaram esse status com os títulos.

No masculino, Titouan Galea fez uma final acirrada com o italiano Francesco Capuzzo, que foi decidida por pouco mais de um ponto de diferença, 28.24 a 27.17. Para critério de notas, são consideradas as quatro melhores manobras de cada atleta na bateria, que dura nove minutos.

Já no feminino, a brasileira Marcela Witt, terceira no ranking mundial, foi eliminada nas quartas de final pela francesa Orane Ceris. A final foi entre a chéquia Paula Novotna e a campeã Van Der Linden. Ao sair da água, a holandesa não conseguia conter a felicidade com sorriso estampado no rosto. “Estou super feliz, treinei muito, fiz uma grande final com a Paula, e estou super feliz”, comentou a campeã.

Kite Hydrofoil

No Kite Hydrofoil Freestyle, os franceses dominaram a competição, com três atletas entre os quatro melhores do mundo. A final foi disputada entre Maxime Desjardins e Charles Brodel, que são melhores amigos e treinam juntos na França. Charles comemorou a vitória ressaltando a rivalidade saudável com o amigo. “Estou muito feliz por estar fazendo essa final em Fortaleza com o Maxime, tem um sentimento especial essa conquista por ele estar aqui comigo”, comentou o campeão.

Já no feminino, a alemã Maike Elisa Muller não deu chances para as adversárias, venceu todas as baterias que disputou na competição e foi campeã. Muller, que fez a final contra a norte-americana Kylie Zarmati, comemorou o título, mas falou que não foi o seu melhor dia. “Eu não poderia estar mais contente, não foi o meu melhor dia de velejo, mas foi o suficiente, então para mim está perfeito”, falou a alemã.

Wing Racing

A brasileira Marcela Witt se tornou campeã sul-americana de Wingfoil Race do Superfoil Brasil 2021. O Wingfoil Race é a categoria de corrida. Marcela foi a mais rápida dentre as quatro corridas que ocorreram. Na etapa mundial, a brasileira terminou na sétima colocação.

No sul-americano masculino, o título de 2021 ficou com o colombiano Ricardo Leccese, com o brasileiro Fernando Novaes sendo o vice-campeão. Já na etapa mundial, os europeus dominaram a competição. Titouan Galea, que já tinha vencido o Wingfoil Feestyle, venceu três das quatro corridas disputadas e levou o título da etapa brasileira para a Nova Caledônia. Com a conquista, Titouan garantiu o título mundial com uma etapa de antecedência.

No feminino, a francesa Olivia Piana surpreendeu a todos, deu show e venceu seis das sete corridas disputadas. Com a conquista, ela superou a primeira e segunda do ranking mundial, Bowien Van Der Linden, da Holanda, e Paula Novotna, da República Tcheca, respectivamente.

O Superfoil Brasil 2021 foi a penúltima etapa do circuito mundial de Wingfoil da GWA – Global Wingsports Association, que se encerra em dezembro, em Tarifa, na Espanha.