Mondial du Vent – Leucate 2016

Brasileiros Carlos Mario e Bruna Kajiya lideram Circuito Mundial de Kitesurf após duas etapas !

Entre os dias 16 e 20 de abril a praia francesa de Leucate serviu de palco para o show da 2ª Etapa do Circuito Mundial de Kitesurf Freestyle (Mondial du Vent). O time brasileiro, composto em grande parte por atletas cearenses, teve uma ótima participação, com o local da Praia do Cumbuco, Carlos Mário – Bebê finalizando na 1ª colocação se isolando na liderança do Circuito Mundial.

O evento teve início no sábado, 16, com as disputas das triagens que ofereciam oito vagas para o evento principal, que é disputado entre 24 atletas no masculino e 12 no feminino. Para a equipe brasileira esse dia foi apenas de adaptação às condições extremas, sobretudo de frio, já que todos já estavam qualificados.

O evento principal começou no domingo, 17, com ventos que variavam entre 18 e 30 knots em águas muito frias! Na primeira bateria os amigos brasileiros Set Teixeira e Carlos Mário (local da Lagoa do Cauípe, Caucaia), se enfrentaram, com Mário avançando direto para o round 3 e Set caindo para a repescagem, no round 2. Na sequência, Set teve pela frente novamente um companheiro de equipe, o local do Icaraí Alexandre Neto. Dessa vez quem se deu melhor foi o atleta do Cumbuco, que avançou mais um round. Set vinha muito bem na competição mas, acabou perdendo por uma pequena diferença para o austríaco Stefan Spiessberger, para terminar na 13ª colocação.

Enquanto isso, comprovando mais uma vez a grande fase, Carlos Mário mostrou muita técnica e habilidade para avançar até a semifinais. Contudo, o vento não apareceu até o dia 22, último dia da janela de espera para o término da competição e com isso Carlos Mário e mais 3 atletas terminaram compartilhando a 1ª colocação na etapa.

Assim como no masculino, os ventos fracos do último dia do evento impossibilitaram a realização das baterias decisivas do Feminino e Estefânia Rosa, local da Praia do Cumbuco, Caucaia, que fez uma ótima apresentação, finalizou a etapa compartilhando a 1ª colocação com mais 5 atletas, entre elas outra brasileira, Bruna Kajiya, Local de São Paulo. Dionéia Vieira, também do Cumbuco, terminou na 7ª colocação geral no feminino!

Com isso os brasileiro Carlos Mário e  Bruna Kajiya seguem na 1ª colocação do ranking mundial 2016, com Set Teixeira entre os tops 16.

A 3ª Etapa do Circuito Mundial acontece no mês de junho em Dakhla, no Marrocos. Acompanhe as fotos e vídeos oficiais do evento abaixo:

[doptg id=”211″]

Quadro de baterias:

Resultados finais :

Freestyle Masculino:

1-Zoon (HOL), Pastor (ESP), Spiessberger (AUS), Mario (BRA)
5-Serin (FRA), Whaley (ESP), Tonijuan (ESP), Martinez (DOM)
9-Hadlow (ING), Racca (MEX), Cloetens (BEL), Smith (AFS)
13-Garat V (FRA), Garat S (FRA), Krikken (FRA), Texeira (BRA)
17-Fermon (FRA), Delmas (FRA)…
25-Leleu (FRA)…
31-Rouxel (FRA), Vergez (FRA), Hays (FRA), Ferreira (FRA)

Freestyle Feminino:

1-Van Westerop (ARU), Novotna (TCH), Whiteley (ING), Valesa (FRA), Kajiya (BRA), Rosa (BRA)
7-Vieira (BRA), Bagnoli (ITA)
9-Jaubert (FRA)…
13-Kriegel (FRA)…
16-Ademi (FRA), Switala (FRA)
Ranking mundial  da IKA após duas etapas :

Masculino :

1- Carlos Mario (BRA, Slingshot), 2000 pts
2- Youri Zoon (HOL, Slingshot), 1915 pts
3- Alex Pastor (ESP, Airush), 1855 pts
4- Stefan Spiessberger (AUS, North), 1615 pts
5-David Tonijuan (ESP, F-One), 1510 pts
5- Paul Serin (FRA, Naish), 1510 pts

Feminino :

1- Bruna Kajiya (BRA, Airush), 1915 pts
2- Annabel van Westerop (ARU, Core), 1855 pts
3- Paula Novotna (TCH, North), 1755 pts
4- Hannah Whiteley (ING, Best), 1675 pts
5- Estefania Rosa (BRA, Cabrinha), 1615 pts
5- Pauline Valesa (FRA, F-One), 1615 pts

Texto: George Noronha/Gokite

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário