Manutenção da Bomba do Kite

Após alguns pedidos vamos ensinar como prolongar a vida útil da bomba que tanto utilizamos para inflar nossos kites. Diariamente tomamos mil precauções para evitar de danificar o kite, a prancha, linhas etc. Mas poucos se lembram  da importância da bomba, sem ela não tem velejo, se você não pode inflar seu kite você vai ficar na mão, mesmo se seu material está em perfeito estado.

gokite - nortkitepump

As bombas são alimentadas pelo ar de admissão que entra pelo buraco do “deflate” localizado no punho. Este buraco é grande e não tem qualquer tipo de proteção para impedir o acesso a materiais estranhos ao interior do cilindro. Temos que prestar atenção pois é por ali que entram sujeira que podem danificar a bomba do kite, o vento tras areia e poeira para dentro da bomba.

Pelo menos uma vez por ano é necessário realizar a limpeza adequada e lubrificação da nossa bomba, para manter todas as borrachas e vedações limpas e eficientes. É uma rápida operação de menos de 30 minutos.

Passo 1, Abertura e avaliação:

Quem frequenta lagoas sem areia ou veleja em locais com gramado não necessita de uma limpeza completa, apenas uma lubrificação já é suficiente para manter as borrachas macias.

Todas as bombas são abertas desapertando a tampa que você encontra no topo do cilindro, para as bombas que nunca foram abertas pode precisar de um pouco de força, mas não se preocupe; uma vez aberta, vai sair o punho com o pistão junto e o cilindro ficará livre para a limpeza.

IMG_4861-630x473

Passo 2, Limpeza:

Neste ponto, o uso de papel ou um jornal velho será perfeito para remover toda a sujeira, um spray lubrificante pode ajudar na limpeza.

IMG_4865-630x473

Agora vamos limpar o pistão e as borrachas, nós removemos primeiros os 2 anéis pretos que cercam o pistão, será a parte mais suja pois nele grudam todas as sujeiras que entram na bomba, com um pano limpe completamente todas as partes do pistão e do tubo que liga a peça. Importante também é a limpeza do tubo de alumínio e a tampa que possui um pequeno anel de vedação por onde passa esse tubo.

IMG_4860-630x473

Passo 3, Lubrificação:

Pegue um pouco de graxa, com certeza seu pai tem na garagem, e lubrifique as borrachas e o cilindro abundantemente, terminando pode fechar a bomba normalmente. Não se esqueça de lubrificar o tubo de alumínio que também faz parte de todo o mecanismo.

IMG_4863-630x473

IMG_4868-630x473

Passo 4, Proteção:

Para aqueles que querem proteger sua bomba a 100% pode colocar um pedaço de meia ou uma camiseta velha para proteger o buraco, servindo com um filtro. Isso irá manter a sua bomba limpa por muito mais tempo !

IMG_4874-630x473

 

Texto e foto: Mattia Carniello

14 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário