Africans Championships – Soma Bay – Final

Nesta última sexta-feira foi o dia das finais do African Course Racing Championship 2013 em Soma Bay com a realização da Medal Race. As condições de vento estavam mais fracas que nos dias anteriores, mas o dia mais tenso de regatas.

O Medal Race é a final com os dez melhores riders do evento entre homens e mulheres. Primeiro é realizado um round onde do 7º ao 10º fazem 2 regatas classificando o melhor para o próximo round, os atletas herdam suas colocações no round anterior como uma pré colocação e tem direito a um descarte. O vencedor avança para disputar com o 7º ao 4º colocado e assim até chegar a grande final entre os 4 melhores.

As primeiras a entrar na água foram as mulheres com as regatas de 7º a 10º e apenas uma delas continuaria no próximo round. Após três regatas a polonesa Michalina Laskowska marcou um segundo e um primeiro e avançou para as semis.

Na seqüência foi a vez dos homens com os riders de 7º à 10º, o francês Maxime Nocher, que chegou nas finais como 8º colocado, teve uma performance perfeita e avançou para o próximo round com duas vitórias.

Voltando para o feminino, com a disputa de 4º a 7º, o destaque foi a russa Elena Kaninina de apenas 15 anos, que dominou todas as regatas para se classificar para a grande final.

Na flotilha dos homens, Maxime agora iria enfrentar os riders de 7º a 4º colocados, Adam Koch e Brian Kender dos Eua e o polonês Tomek Janiak. Mas Nocher estava velejando muito nesse último dia e novamente com duas vitórias garantiu lugar na grande final.

A final feminina foi pra água com promessa de bons pegas entre a líder do Gold Fleet a inglesa Steph Bridge e a campeã mundial Erika Heineken, que terminou apenas um ponto atrás. Em terceiro e quarto lugares estavam a holandesa Katja Roose e a russa vencedora das semi Kalinina. O vento baixou mais ainda prevalecendo a melhor tática de regatas, Bridge mostrou toda a sua experiência e venceu a primeira regata. Erika precisava vencer para tentar ultrapassar Steph na tabela, mas quem venceu as regatas foram Bridge e Roose que garantiu a terceira colocação.

Entre os homens a grande final estava fechada entre os top 4 do evento ! O campeão mundial Johnny Heineken, o Italo-colombiano Riccardo Leccese, segundo na Gold Fleet, o jovem alemão Florian Gruber e a surpresa do dia o francês Maxime Nocher. Na primeira regata Heineken estava vencendo facilmente, mas nos últimos metros Gruber ultrapassou o americano e venceu a regata, colocando pressão no americano. Heineken começou uma estratégia defensiva pois já tinha a sua 1ª colocação do Gold Fleet herdada para somar na pontuação final. O grande destaque das finais foi o Maxime que venceu a última regata, sua quinta vitória do dia, garantindo a terceira colocação e um lugar no pódium. Gruber ficou em segundo e Leccese em quarto.

Foi um evento perfeito, vento, localização e organização. Os atletas muito bem recebidos desde o primeiro momento em Soma Bay. A equipe da Royal Dream Tours, The Breakers Hotel e 7 Bft Kite House deram um show de evento.

A premiação aconteceu em grande estilo no The Breakers Hotel onde os vencedores foram premiados. Um dos mais aplaudidos foi Oswald Smith da África do Sul que conquistou o título africano e da categoria Youth (Junior) do evento.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1KfnGgn-Qew