Africans Championships – Soma Bay – 4º Dia

O quarto dia de regatas do Africans Course Racing Championships em Soma Bay definiu quem seriam os top 10 do evento para competir a grande final (Medal Race) nesta sexta-feira (29).
Pontualmente as 9 da manhã Markus Schwendtner , presidente da IKA e diretor de provas do evento, iniciou o Skippers Meeting. A primeira regata foi para a água por volta das 10 da manhã com os ventos em torno de 20 nós. Os atletas usaram  kites 9m em média em um percurso em barlasota como nos dias anteriores. Com o passar do dia, o vento foi abaixando fazendo com que os atletas trocassem de kites nas regatas seguintes, na quinta regata do dia o vento estava na faixa de 12 a 15 nós com todos usando kites 13/15 m.

O americano John Heineken dominou as ações no dia de hoje e venceu todas as regatas do dia. Jonhny de quebra venceu no total todas as regatas da Gold Fleet, foram 9 disputas e o local de Sao Francisco (CA) mostrou porque é o cara a ser batido no Kiteracing. Riccardo Leccese (COL) mostrou muito talento e finalizou na segunda colocação com ótimos resultados e é um dos favoritos para o medal race. O alemão Florian Gruber manteve sua média e finalizou em terceiro seguido de Adam Koch (USA) que estreou seu novo patrocínio de kite neste evento.

Os brasileiros ficaram fora da Medal Race, Wilson Veloso (PB) não teve sorte e acabou se envolvendo em alguns incidentes e não conseguiu continuar sua seqüência de bons resultados e caiu para a 12ª posição, apenas duas colocações da Medal Race. Segundo Bodete, “… fico um pouco desapontado com o resultado, pois tive boas colocações nas primeiras regatas e tinha tudo para estar entre os top 10”. Victor Adamo (SP), apesar de boas regatas nesta quinta feira, subiu apenas uma posição no ranking e finalizou na 13ª colocação. Ricardo Dutra (PB) fez um bom trabalho na Gold Fleet e terminou com a 23ª colocação, após um dia com ótimas colocações. Roberto Veiga (SC) finalizou na segunda colocação na Silver Fleet, perdendo apenas para o alemão Dirk Hannel e finalizou na 32 ª colocação no geral. Segundo Roberto,”… estar presente num evento desse porte é um ótimo treinamento e aprendizado, a organização foi impecável e todos os atletas presentes tiveram o privilégio de competir em um dos eventos mais disputados já realizados.

No feminino, após uma reação de Erika Heineken (USA), a inglesa Steph Bridge de 41 anos confirmou seu favoritismo e venceu entre as mulheres. Steph que tem seu filho Olivier Bridge (16) participando da competição da uma exemplo de vitalidade e profissionalismo. Steph foi mais regular e venceu Erika por apenas 2 pontos de diferença, em terceiro ficou a holandesa Katja Roose seguido de Elena Kanina (RUS).
Nesta sexta teremos a Medal Race e será um show para todos que estiverem na praia assistindo.

Abaixo os top 10 :

Medal Race

Masculino

1º Johnny Heineken – USA
2º Riccardo Andrea Leccese – COL
3º Florian Gruber – ALE
4º Brian Kender – USA
5º Adam Koch (M) – USA
6º Tomek Janiak (M) – POL
7º Maks Zakowski – POL
8º Maxime Nocher – FRA
9º Andrea Beverino – ITA
10º Blazej Ozog – POL

Feminino :

Steph Bridge (M) – iNG
Erika Heineken – USA
Katja Roose – HOL
Elena Kalinina (Y) – RUS
Agnieszka Grzymska – POL
Edyta Gwizdala – POL
Michalina Laskowska – POL
Ariane Imbert (M) – FRA

Nuria Goma – ESP
Jessica Sickinger – CAN

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=39ysjejeaZY