2021 KiteFoil World Series em Cagliari, Itália

Foi realizada de 6 a 10 de outubro de 2021 o IKA KiteFoil World Series Cagliari na lida praia de Poetto, na Sardenha, Itália. O evento reuniu 42 atletas, 29 homens e 13 mulheres, de 19 países e cinco continentes. Foi a terceira de cinco etapas com os vencedores gerais masculino e feminino coroados como campeões mundiais da IKA KiteFoil. No primeiro dia o vento estava muito forte, cerca de 25-33 Knots e a vela mais usada foi de 9 metros, tornando a disputa bem técnica, as condições do mar estavam mexidas.

Nos demais dias, o vento diminuiu permtindo uso de velas 15 a 21 metros. O francês Axel Mazella conquistou a vitória em uma brisa offshore complicada que diminuiu para 6 a 8 Knots no final do dramático quarto dia, deixando a vela do Mazella boiando quando colapsou após não conseguir ultrapassar a marca de topo, mas depois conseguiu se recuperar.

Axel Mazella (FRA)

Mas a essa altura ele já havia conquistado uma liderança insuperável com desempenhos clínicos nas 16 regatas anteriores na baía do Golfo de Anjos, perto da Praia Poetto de Cagliari. Ele lutou contra desafios de teste do compatriota Théo de Ramecourt, do britânico Connor Bainbridge e do russo Denis Taradin, que terminou atrás na classificação final.

A vitória de Mazella rendeu a ele uma parte da bolsa de € 25.000 e consolidou sua liderança geral na turnê após seu triunfo na segunda etapa no mês passado em Traunsee, Áustria. Isso o mantém firme na busca pelo cobiçado terceiro título mundial de KiteFoil da International Kiteboarding Association (IKA).
“Estou feliz por ganhar este evento, com certeza”, disse Mazella. “Também estou satisfeito com meu desempenho. Mas eu sei que tenho algumas coisas para melhorar, por causa dos ventos inconstantes, não tomei boas decisões, foi difícil. Vencer me leva um passo mais perto do título, e foi aqui que ganhei muitos pontos nessa busca.”

Seu compatriota De Ramecourt avançou uma posição na classificação no último dia, subindo para o segundo lugar da geral. O francês encerrou a regata de quatro dias com uma finalização forte, na qual levou três vitórias e dois terceiros lugares nas últimas sete regatas.

A competição, em sua quarta edição em Cagliari, foi marcada por condições diversas que variaram de ventos Mistral de 33kts offshore a brisas terrestres mais leves e instáveis, que viram De Ramecourt ficar mais seguro e rápido após uma abertura mista de sua campanha.

Condições difíceis no primeiro dia

 

“Estou muito feliz porque finalmente encontrei meu ritmo”, disse De Ramecourt. “Especialmente nos últimos dois dias. No último dia tive uma das minhas melhores vitórias, mas também fiz algumas corridas muito ruins antes. Então, estou muito feliz com meu desempenho e mentalidade. ”

Com as mulheres correndo com os homens e competindo por uma parcela igual do pote de prêmios da World Series Cagliari, as batalhas entre os líderes foram intensas, com os dois primeiros colocados trocando de mãos durante a competição. Mas, no final das contas, o domínio da equipe francesa nunca esteve em dúvida, pois eles subiram todos os três pódios. Victor, Lauriane Nolot, acabou levando a melhor sobre a compatriota e recém-coroada campeã europeia de Formula Kite Poema Newland, com Jessie Kampman fazendo parte do trio.

Na categoria Grand-masters tivemos o nosso brasileiro Claudio Cruz em terceiro colocado.

 

Lauriane Nolot (FRA)

 

KiteFoil World Series Cagliari – Men
1 FRA Axel Mazella
2 FRA Théo de Ramecourt
3 GBR Connor Bainbridge

KiteFoil World Series Cagliari – Women
1 FRA Lauriane Nolot
2 FRA Poema Newland
3 FRA Jessie Kampman

KiteFoil World Series Cagliari – U19 Youth
1 ITA Riccardo Pianosi
2 CZE Vojtech Koska
3 ITA Angelo Soli

KiteFoil World Series Cagliari – Masters
1 DEN James Johnsen
2 SUI Kari Eisenhut
3 ARG Frederico Aguilar

KiteFoil World Series Cagliari – Grand Masters
1 DEN James Johnsen
2 SUI Kari Eisenhut
3 BRA Claudio Cruz

 

Fotos do evento