GKA Kite-Surf World Cup Cape Verde 2023
Matchu Lopes e Moona Whyte vencem em Punta Preta !
Redação - publicado em 24/03/2023

A primeira etapa do GKA Kite-Surf World Cup foi realizada em Cabo Verde nesta última semana! Os melhores atletas do mundo estiveram presentes em uma das melhores ondas para o kitewave!

A competição foi pra água logo nos primeiros três dias da janela de competição de 11 dias. Quarenta e cinco atletas - 28 homens e 17 mulheres – se inscreveram para o evento.

O time brasileiro esteve presente em peso com vários atletas do Ceará dentre eles Leonardo Granjeiro, Artur Morais, Jairo Neto, Kesiane Rodrigues e as lendas do circuito Sebastian Ribeiro-RJ, Pedro Matos-RJ, Gabriel Benetton-SP e Bruna Kajiya -SP.

O evento rolou nas clássicas ondas de Ponta Preta, um point break pra direita com ventos lateral terral (Cross off-shore). As condições deixam as ondas perfeitas, mas o velejo super técnico, ainda mais por ter um fundo de pedras e não ter áreas de escape na praia.

As baterias foram rolando com algumas baixas expressivas logo no início! Os cearenses não tiveram muita sorte nas baterias sendo eliminados logo nos primeiros rounds. Gabriel Benetton e Sebastian Ribeiro enfrentaram a lenda local Mitu Monteiro. Experiente em Punta Preta, o local de Cabo Verde levou os confrontos e avançou ate as finais.

O australiano James Carew também sofreu nas mãos do italiano. O atual campeão mundial foi elimonado logo no início, depois de ser derrotado em uma bateria pela primeira vez em três anos.

Mas foram os cabo-verdianos que dominaram o campeonato diante de seus torcedores em êxtase.

Matchu foi o grande destaque do evento, com um velejo de Back Side super solido, foi avançando as suas baterias iniciais com destaque para uma vitória logo nos primeiros rounds contra Airton Cozzolino. Na semi final outra grande vitoria contra o brasileiro Pedro Matos.

Lopes que compete pela Espanha, mas chama Cabo Verde de lar, derrotou seu amigo e mentor, Mitu Monteiro, na final, após três dias de muita ação em Ponta Preta.

“Vencer aqui é um sonho, não tenho palavras para isso”, disse Lopes. “Ganhar aqui é o melhor lugar que eu poderia ter ganhado - na frente da multidão e de toda a minha família. Entrar numa bateria com o Mitu, que admiro desde criança. Sempre quis ser como ele, viajar pelo mundo e ser campeão mundial. Não tem preço”

Na mini final Airton Cozzolino venceu Pedro Matos em uma bateria linda com várias ondas excelentes. Airton fez a melhor somatória do evento conquistando a terceira colocação ! O brasileiro Pedro Matos fez um belíssimo evento sempre com notas altas e boas somatórias, mostrou um surfe de ponta e finalizou na quarta colocação.

“Este é o melhor pódio que tivemos em muito tempo”, disse Cozzolino. “Compartilhar com Mitu e Matchu – falamos sobre isso desde que éramos crianças. É um sonho tornado realidade. Estou superfeliz com meu resultado. A temporada ainda tem um longo caminho e vou fazer o meu melhor para sair por cima.

Monteiro estava super empolgado. “É tão bom ver isso tudo aqui em casa, ter os meus amigos no pódio aqui em Cabo Verde, é muito, muito bom. Estou superfeliz ! ”

No feminino, a norte-americana Moona White derrotou na final a francesa Capuccine Delanoy.

Moona Whyte voltou a Cabo Verde levou a vitória, arrasando nas ondas com tecnica e verticalidade, mesmo em uma final que apresentou condições complicadas de ondas e vento.

"É incrível", disse ela. "É louco. Parece que foi ontem que ganhei aqui antes. A final foi dura. Não havia muitas ondas passando. Eu nem sei se tivemos grandes séries. Definitivamente difícil. O vento estava um pouco fraco, mas eu fiz acontecer.”

Whyte derrotou a atual campeã mundial de 16 anos, o francesa Capucine Delannoy, na final. Mas Delannoy estava longe de ficar desapontada depois de enfrentar sua inspiração de infância.

“É uma sensação muito boa”, disse Delannoy. “Foi uma boa competição, apesar da final ter sido difícil. As condições não eram as melhores. Mas Moona mereceu esta vitória. Estou tão orgulhosa. Quando comecei no kite, comecei a competir, ela estava no topo e agora estou na final com ela. Estou muito orgulhosa e muito feliz de estar aqui.”

A disputa de terceiro foi entre as brasileiras Bruna Kajiya e Kesiane Rodrigues. As meninas deram um show de surf no evento e completaram o pódio com a bandeira verde e amarela.

Desempenhos de destaque vieram de um grupo de brasileiros, incluindo Gabriel Benetton, Sebastian Ribeiro e Pedro Matos, que finalizou quarto lugar geral depois de correr contra um Cozzolino 'em chamas'.

Resultados Finais - GKA Kite-Surf World Cup:

Masculino:

1. Matchu Lopes (ESP)

2. Mitu Monteiro (CBV)

3. Airton Cozzolino (ITA)

4. Pedro Matos (BRA)

Feminino:

1. Moona Whyte (EUA)

2. Capucine Delannoy (FRA)

3. Kesiane Rodrigues (BRA)

4. Bruna Kajiya (BRA)

Aproveite para ver também...
Você está desconectado

Faça login para continuar.

O novo e-mail é igual ao antigo!
A nova senha é igual a antiga!
Erro ao alterar os dados.

Tente novamente mais tarde.

Dados alterados!
Erro ao alterar os dados.

Tente novamente mais tarde.

Dados alterados!